Livros com Assuntos Polêmicos

13:00


Oi oi pessoal, tudo bem? Hoje vim falar sobre livros com assuntos um tanto quanto polêmicos, eu peguei apenas alguns "principais" da minha estante, os quais na minha opinião são mais problemáticos. Na lista que vou fazer vou colocar qual o assunto abordado em cada um, menos Um Caso Perdido por eu achar que seria um spoiler - se vocês lerem vão entender. Vamos lá?

. Os 13 Porquês - Suicídio

Esse livro não só fala do suicídio, mas também de alguns motivos que levariam alguém a tirar a própria vida em uma narrativa pesada e nua e crua.

"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."

. Um Caso Perdido - (?)

Um caso perdido é um dos meus livros queridinhos que me surpreendeu e emocionou do começo ao fim, não posso contar o assunto que trouxe ele pra essa lista, mas se vocês lerem vão entender.

"Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras...
Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente."


. Stolen (Raptada) - Sequestro 

Sequestro é uma coisa que já acontece faz um bom, bom tempo. Esses dias eu estava passando no pedágio e recebi um comprovante que sempre vem com crianças desaparecidas, tinham algumas que desde 2002 não foram encontradas, eu fico indignada com tantas, mas TANTAS crianças de 02, 07, 10 anos, sumindo assim, de um dia para o outro. E esse livro também fala sobre uma síndrome que pessoas sequestradas sofrem, onde as vítimas se "apaixonam" pelo seu sequestrador.

"Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções... Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues..."

. Willow - Automutilação

Quando li esse livro eu sentia aflição em algumas cenas que a autora escrevia, eu me colocava no lugar da Willow e sentia sua dor, algumas vezes conseguia ver o sangue escorrendo. É uma leitura forte e que não sei ser possível ler em um dia, é profunda e problemática que mexeu muito comigo.

"Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente.
Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a
relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda
cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela,
mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo.
Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para
lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade."


. Simon VS. A Agenda Homo Sapiens - Sexualidade

Um livro gostoso de ler que da para devorar em um dia, super leve e cativante que fez eu me apaixonar pelo Simon cada vez mais. Aborda um assunto polêmico de um jeito leve e descontraído.

"Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar."


. A Verdade Sobre Nós - Pedofilia

Se tem um livro que da para ler em menos de um dia, é esse. 
A verdade sobre nós é um livro para devorar e lamber os beiços, é sobre um assunto atual escrito como carta e que te faz entender o ponto de vista da protagonista - tem horas que da MUITA raiva dela.

"Madelyn Hawkins está cansada. Cansada de ser sempre perfeita. Cansada de tirar A em tudo. Cansada de seguir à risca os planos que os pais fizeram para ela. Madelyn Hawkins está cansada de ser algo que não é, algo que não quer ser. E então ela conhece Bennet Cartwright. Inteligente, sensível, engraçado. A seu lado, ela se sente livre e independente. Uma história que poderia muito bem ter um final feliz, não fosse por um detalhe: Maddie tem apenas 16 anos, e Bennet, além de ter 25 anos, é seu professor. Pressionada pelos pais a participar de um programa para jovens talentos, Maddie pula dois anos do Ensino Médio e vai direto para a faculdade, onde conhece e se apaixona pelo professor de biologia. O sentimento é recíproco, e para dar uma chance àquele novo relacionamento que lhe faz tão bem, ela decide não contar para Bennet sua idade. Não demora muito para que as coisas comecem a dar errado, e as consequências da farsa de Maddie ganham contornos devastadores quando a verdade vem à tona."

. A Garota no Trem - Alcoolismo 

Confesso que nunca acabei de ler esse livro, não é o meu tipo e achei muito parado e repetitivo, porém uma coisa que me chamou atenção foi o fato da protagonista ser viciada em bebidas alcoólicas, ela bebia tanto que quase ninguém acreditava no que ela falava, as vezes até mesmo eu duvidava.

"Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.
Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas dágua, pontes e aconchegantes casas.
Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.
Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado."


. Proibido - Incesto

Eu sinceramente não sei nem como começar a falar sobre esse livro, pra vocês terem noção eu emprestei esse livro pra MUITA gente, ele está até um pouco acabado - com direito a durex e.e. Proibido não é um livro legal, não é fofo, e com certeza não é um livro que serve apenas para ler. Proibido é um livro forte, com um assunto nada fácil, mas que a autora conseguiu trabalhar bem. Uma dica para ler esse livro: leia com mente aberta, senão você não sai da primeira linha. Não leia já julgando, não leia com "o que é certo ou errado" na cabeça, apenas respire fundo e comece, não pense em mais nada. Se for ler esse livro, prepare-se para mudar seu pensamente completamente.

"Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade."


. Garotas de Vidro - Anorexia 

Garotas de Vidro também não é um livro fácil, não é bonito, não é agradável. Você vê o dia a dia de uma garota com anorexia que começou com uma brincadeira boba entre amigas, mas que acabou em tragédia. 

"Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.
Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos."


Chegamos ao fim com mais uma lista um tanto diferente das outras mas que é importante igual (senão mais), espero que leiam esses livros e sintam como eu me senti. Fiquem angustiados, bravos, indignados, apaixonados e muito mais, pois esses livros foram feitos para isso, para sentirmos.






Você também pode gostar desses:

0 comentários

Onde comprar meu livro:

Você pode comprar meu livro clicando aqui